10/01/2008







Folclore Musical do Ciclo de Natal
Cante ao Menino Janeiras e Reis

De Norte a Sul de Portugal, ainda se ouvem cantos populares característicos do nosso Folclore Musical do Ciclo do Natal, nomeadamente o Deus-Menino, as “Janeiras” e os Reis, e que infelizmente tendem a desaparecer. Estes cantos populares são incontestavelmente, uma tradição antiquíssima e que, por isso, interessa muito a sua conservação.
Em traços gerais, os cantos populares referidos caracterizam-se por grupos de homens ou de mulheres com algumas crianças atrás que percorrem as ruas com paragens previamente escolhidas junto de certos portais, donde podiam trazer esmola em dinheiro ou em oferta comestível. Por vezes, eram convidados a entrar nas casas e punham-se à mesa, onde se servia aguardente aos homens e anis às mulheres com filhós e bolos a acompanhar.
O Deus-Menino é cantado na Noite de Natal, em que as pessoas vão cantar às portas canções cujo tema incide na recordação do nascimento de Jesus Cristo.
As “Janeiras” (dos três cantos populares o mais antigo), no seu início, era um canto pagão, sendo-lhe atribuída, por uns historiadores, a sua origem às Saturnais pagãs do calendário romano, enquanto que, por outros historiadores, é atribuída às festas comemorativas do começo do ano agrícola. No entanto, após a aceitação do Cristianismo pelo Império Romano, foi-lhe atribuída um novo significado: o Ano Novo no Cristianismo simboliza “o primeiro dia em que Deus passou tormentos”, ou seja, foi quando Jesus Cristo sofreu a circuncisão, em obediência às leis humanas. Por isso, é que as “Janeiras” são cantadas na noite de São Silvestre em alusão ao tema referido anteriormente.
O canto Os Reis é cantado na Noite de Reis. Nesta noite verifica-se novamente manifestações de alegria popular cantada às portas em tom dolente e grave. Os versos recordam a vinda dos Três Reis Magos, que vêem do Oriente para adorarem o Deus-Menino.

Sem comentários: