28/05/2008

Pedro Mestre e Chico Lobo UFMG Belo Horizonte/Brasil 2007


Projeto "Uma Tarde no Campus"apresenta encontro internacional de violas
quarta-feira, 29 de agosto de 2007, às 11h01
O Encontro Internacional de Violas é atração de amanhã, dia 30, com entrada franca, no projeto Uma tarde no Campus, na praça de serviços, a partir das 17h30. Os violeiros Chico Lobo e Pedro Mestre fazem show de lançamento do CD Encontro de Violas, gravado em Portugal.
Natural de São João Del Rey, Chico Lobo é violeiro e compositor. Ele toca viola caipira desde os 14 anos e é considerado um dos mais ativos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. Chico tem vários CDs gravados e tem em seu currículo shows pelo Brasil e exterior.
ReencontroPedro Miguel Carolina Mestre é pesquisador, construtor e tocador de viola campaniça. Nasceu em Portugal e desde cedo despertou seu interesse pela música alentejana (originária da região do Alentejo, em Portugal). Seu primeiro contato com a viola campaniça aconteceu através do rádio, paixão que lhe foi ensinada pelo tocador Francisco Antonio. Mais tarde, com o tocador e construtor de violas Amílcar Silva, aprendeu a construir o instrumento.
O primeiro trabalho conjunto entre os violeiros se deu em 2006, no III Encontro de Culturas na cidade de Serpa, em Portugal, onde consolidou-se a parceria entre os artistas. Em 2007 Chico Lobo retornou ao país lusitano e, ao lado de Pedro Mestre, se apresentou em várias cidades. Nesse retorno nasceu o CD Encontro de Violas.
Chico define o resultado da gravação como um reencontro entre mãe e filha. "A viola caipira é filha da viola campaniça. Têmuma ligação umbilical. A caipira deixa de ser órfã e a campaniça ganha novo sentido’’, diz. O projeto Uma Tarde no Campus é uma promoção da Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).
(Foto de Teotônio Roque, Serpa)

Sem comentários: